quinta-feira, novembro 08, 2007

Shantala Uma Arte Milenar



Em 1976, o francês Fréderick Leboier, médico obstetra, viajava pela Índia, quando viu uma mulher sentada na calçada em Calcutá massageando seu filho. A prática era comum no país e transmitida de mãe para filha.
De volta ao Ocidente, Fréderick Leboier foi responsável pela divulgação da prática que ele batizou de Shantala em homenagem a sua "tutora". O renomado médico já trabalhava em busca da humanização da assistência à mulher no parto desde a década de 60.
No Brasil, a Shantala foi introduzida a partir de 1978, através da professora de yoga Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida como Fadynha. Ela conheceu o método através do médico francês. Ainda hoje, Fadynha se dedica a divulgação da Shantala no país através de cursos e palestras.

Como aplicar a Shantala...
UM: Sente com as pernas esticadas, as costas eretas e coloque a criança de frente para você numa posição confortável, apoiada nos travesseiros. Busque os olhos dela sempre. A massagem deve ser feita sem pressa, como um ritual. Mantenha a concentração e sinta as reações do bebê. Deixe um brinquedo por perto, caso ele estranhe a situação...
DOIS: Com muita calma, deslize suavemente as mãos pelo corpo do bebê, da cabeça aos pés.
TRÊS: Pingue algumas gotas de óleo na mão e coloque no peito do bebê. Massageie fazendo um "x" e cruzando o tórax
QUATRO: Massageie os braços do bebê até as mãos como se fossem uma rosca, depois abra a palma da mão e suavemente massageie cada dedo.
CINCO: Agora passe o óleo na barriga com as mãos espalmadas, de cima para baixo, fazendo uma leve pressão no ventre
SEIS: Como nos braços, massageie as coxas com o movimento de rosca ou torção. Em seguida, massageie a planta do pé. Primeiro com os polegares e depois com a palma da mão.
SETE: Vire o bebê de bruços e comece a massagear as costas com as duas mãos, simultaneamente, indo do pescoço ao bumbum.
OITO: Com uma das mãos apóie o bumbum do bebê e com a outra percorra as costas, descendo da nuca às nádegas, como uma onda.
NOVE: Continue a percorrer as costas de alto a baixo, mas, em vez de parar no bumbum, siga com o movimento até embaixo, passando pelas coxas, pernas e pelos pés.
DEZ: Vire a criança de frente novamente para massagear o rosto. Deslize os dedos da testa para o queixo, com movimentos circulares em volta dos olhos e da boca.
ONZE: Faça nos braços e nas pernas movimentos cruzados de abrir e fechar, respeitando a flexibilidade da criança. Antes de acabar, leve o bebê próximo a seu rosto e converse baixinho, sempre olhando nos olhos, como no começo.

Tive a Satisfaçao de aprender essa massagem... e simplesmente é uma tecnica maravilhosa onde mostra o contato com um ser tao pequenininho...Valeu a pena blogueiros!Boa tarde!=P

Nenhum comentário: